Validade dos seus cosméticos (TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER)

Muitas vezes um cosmético ou maquiagem já passou do prazo de validade mas não está estragado. E, outras vezes, ocorre o contrário. Como identificar essa situação?

Antes de tudo, é fundamental dizer que as bactérias e fungos adoram circular e se reproduzir em meio aquoso. Por essa razão, quanto mais água tiver em um cosmético, por exemplo uma Água da Beleza, uma loção, mais chances de contaminação existem. Onde há menos água, a chance de contaminação é menor. 

Se você tem uma Água da Beleza ou uma Loção Tônica e for compará-los com um pó facial ou sombra, sempre o pó facial e a sombra, desde que não possuam água, vão durar mais tempo. 

Um fator que estraga seus cosméticos e maquiagens: calor e umidade! Fungos e bactérias adoram se proliferar em ambientes úmidos e quentes. Para exemplificar, podemos pensar na micose de unha. O fungo adora a temperatura do nosso corpo, pois é quentinha, e ambientes fechados. Quando usamos mais chinelo e estamos tratando uma micose de unha, há melhoras. Mas quando usamos sapato fechado, o fungo se desenvolve mais, pois prefere um ambiente fechado e úmido. 

Os produtos que têm óleo, como o Cleansing Oil, normalmente não se contaminam. Ao invés disso, ocorre um processo de rancificação, que pode ser reconhecido pelo cheiro. A modificação molecular faz com que o produto perca sua funcionalidade. 

Observem na luz um produto de composição aquosa, se houver algo parecido com uma poeira dentro do recipiente, é porque a substância foi contaminada.

Portanto, às vezes não precisamos esperar a data de validade estourar para visualizar que o produto está estragado. Fiquem atentas a cor, cheiro e aspecto! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *