Shampoo com ou sem silicone?

Não existem produtos que deem o sensorial que o silicone dá! Tanto nos cremes quanto nos shampoos, condicionadores, finalizadores e máscaras capilares. O silicone proporciona uma sensação de cabelo sem frizz e brilhante logo após a lavagem e secagem do cabelo. No primeiro dia, o cabelo realmente fica maravilhoso. 

Qual é o problema do silicone nos cosméticos?

Nos shampoos, existem dois problemas principais. Primeiro, ele se adere ao fio, proporcionando um acúmulo de silicone, funcionando como uma capa e impermeabilizando o fio. Assim, o fio de cabelo acaba ficando duro, facilitando a quebra do cabelo e também impedindo a absorção de substâncias nutritivas. Para retirar essa capa, é necessário usar um shampoo com sulfato. Porém, o shampoo com sulfato ocasiona o ressecamento do cabelo. 

O ideal é não utilizar o silicone, mas é muito difícil, por conta do sensorial que esse produto efetua. É a mesma coisa de falar “não come doce porque faz mal”, mas é tão gostoso que acabamos comendo. 

O segundo problema do silicone é que ele não é sustentável. O que isso significa? O silicone é um produto natural e não renovável, se continuarmos usando tanto assim, a possibilidade de se esgotar é cada vez mais real. 

Além disso, o silicone não é um produto que nutre o cabelo, não tem poder de hidratação nenhum. É uma maquiagem! Seu cabelo vai parecer mais bonito, mas não vai estar sendo tratado. 

O que fazer para evitar cosméticos com silicone?

Hoje em dia, os silicones também fazem parte da composição de condicionadores, finalizadores e máscaras capilares, sendo difícil evitá-los. Particularmente, de vez em quando eu uso cosméticos para cabelo com silicone por conta do seu efeito. Contudo, não uso sempre!

Mas o que você usa? Existem shampoos, como o de romã disponível na Farmácia Dalissa, que são 100% livres de silicone. Essa linha de romã não possui silicone no shampoo, muito menos no condicionador e finalizador. São produtos naturais e de uma qualidade muito boa. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *