Mude seu cabelo para sempre! O vinagre pode salvar seu cabelo

O que tem a ver o pH com a beleza e o tratamento do seu cabelo? O pH significa potencial hidrogeniônico e é uma escala usada para saber se uma mistura ou solução é ácida, neutra ou básica. Esta escala vai de 0 à 14, quanto mais perto do 0, mais ácida é aquela solução ou mistura. Quanto mais perto do 14, mais básica ou alcalina é aquela solução ou mistura, dependendo também da temperatura. E o pH 7 é neutro, como a água. 

Os produtos capilares têm variação de pH. Por exemplo, alisadores de cabelo possuem pH altíssimo e por isso danificam o cabelo, podendo provocar até a queda completa dos fios. Quando tingimos o cabelo, as escamas precisam se abrir. Toda vez que as escamas dos fios de cabelo precisam se abrir, o pH é básico. Toda vez que queremos que as escamas dos fios de cabelo fechem para dar brilho, o pH precisa ser ácido, por isso usa-se muito o vinagre. 

O vinagre dá brilho ao cabelo porque fecha as escamas e, quando a luz bate, ocorre um reflexo. O shampoo e condicionador também já possuem o agente do pH. Inclusive, o condicionador é levemente ácido para fechar as escamas do cabelo.

Cuidado com o que vocês passam no cabelo de vocês. Não fiquem fazendo experiências em casa. Nós precisamos abrir a cutícula do cabelo, colocar nutrientes no córtex e, posteriormente, fechar as escamas. Não pensem que o vinagre vai funcionar por si só, tanto o pH ácido quanto o alcalino podem prejudicar os fios. Quando descolorimos o cabelo, retiramos substâncias importantes, logo precisamos efetuar a reposição!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *