Matriz Extracelular

Entender um pouco mais sobre a Matriz Extracelular é muito importante para quem toma colágeno e quer ter uma pele bonita e luminosa! 

Antes de tudo, é preciso ter em mente que a nossa camada superficial da pele se chama epiderme. Logo abaixo, possuímos uma camada mais alta, que se chama derme.

Onde o colágeno e o ácido hialurônico ficam?

Primeiramente, é preciso apontar que a derme é rica em vascularização! Ademais, a derme possui diversas células espalhadas, que ficam embebidas em uma matriz extracelular! Esta estrutura é cheia de água e ácido hialurônico. Nesta solução ficam a elastina e o colágeno!

Normalmente, não damos importância para a necessidade de aprender onde o colágeno fica. Mas, é indispensável ter noção de que ele é sustentado pela matriz extracelular, que é composta predominantemente por ácido hialurônico.

Dessa forma, imaginem uma piscina com várias bóias macarrões. As bóias são as fibras de colágeno e elastina, o colágeno é maior e a elastina é menor; as bolas são as células, que são os fibroblastos que produzem o colágeno; e a água da piscina é um gel, sendo que a maior parte deste gel é o ácido hialurônico.

É suficiente repor colágeno sem repor ácido hialurônico ou vice-versa?

Na pele possuímos maior concentração do ácido hialurônico, mas ele também é indispensável nas articulações e em outros tecidos! O ácido hialurônico, em conjunto com o colágeno, é primordial para manter a pele rejuvenescida, firme, com elasticidade, viço e bonita!

Muitas pessoas se preocupam muito com o colágeno e esquecem do ácido hialurônico. Além disso, também não tem como ter saúde e beleza se você estiver sub hidratada! Beba água! 

À medida que vamos envelhecendo, vamos perdendo colágeno e ácido hialurônico, não adianta só repor um e não repor o outro. Nesse sentido, o mais indicado é repor os dois! Para isto, converse com seu nutricionista!

Portanto, quando vocês começarem a repor o colágeno do organismo, não se esqueçam do ácido hialurônico, e não deixem a hidratação como algo secundário! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *