Glicação: A destruição do colágeno

A glicação acontece quando se exagera no açúcar. Normalmente, as pessoas que gostam de doce nunca comem um só, sempre perdem a linha na quantidade. Porém, o açúcar é um verdadeiro vilão para nossa saúde. 

Quem é vaidosa precisa saber que existe uma reação entre a proteína colágeno e o açúcar. Nesta reação ocorre uma caramelização celular do colágeno, deixando-o sem funcionalidade nenhuma. 

É importante pontuar que começamos a perder colágeno do 25 aos 30 anos. Se você continuar comendo doce, o colágeno vai ser degradado, fazendo com que o envelhecimento ocorra mais rapidamente. 

Tente comer mais frutas, frutas secas também, e esquecer um pouco do açúcar! 

Uma possibilidade também é o uso de remédio, existem suplementos e antioxidantes. Porém, você vai ficar dependente disso a vida toda? Não! Um dos mais usados é o glycoxil e ele possui um alto valor. Eu deixaria para usar outros suplementos mais interessantes. 

Embora o glycoxil seja bom, na minha opinião, é muito mais saudável entender por que seu organismo busca o doce, não pensando apenas no rejuvenescimento, mas no funcionamento dos seus órgãos. 

Quando você come o doce, ocorre a liberação de dopamina, o hormônio que proporciona prazer, e isto fica registrado na memória celular. Assim, quando o nível de açúcar no sangue cai, o organismo quer repetir e vem aquela vontade de comer doce, resultando em um círculo vicioso.

Não é fácil combater o vício ao açúcar, mas é muito necessário para se manter saudável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *