Dormir mal envelhece ou engorda?

Na verdade, dormir mal tem vários efeitos negativos, pois não só facilita o processo de envelhecimento, como também pode fazer com que a pessoa engorde, dependendo da genética. Além disso, a falta de um sono de qualidade acaba abrindo espaço para o estresse, aumenta a chance de ter alzheimer no futuro, infarto e diminui o foco, a concentração e a libido.

Isso ocorre porque quando não dormimos bem, temos uma liberação de hormônios ocorrendo de forma inadequada. Muitas pessoas têm problemas crônicos de insônia, e não conseguem enxergar os malefícios que isso acarreta. 

POR QUE DORMIR MAL ENGORDA?

No que se refere ao ganho de peso por conta de más práticas de sono, isto ocorre porque não há liberação adequada dos hormônios reparadores adequados que nosso corpo necessita, resultando no aumento da fome, do cortisol (hormônio do estresse) e da reserva de gordura. Como mecanismo de defesa, o organismo entende que estamos ameaçados e começa a reservar gordura, normalmente na região do abdômen.

A falta de um sono de qualidade também gera irritabilidade, fazendo com que conflitos apareçam, seja no trabalho ou no meio familiar. Assim, a saúde mental fica comprometida! Piorando ainda mais para quem possui ansiedade, depressão ou hiperatividade. 

Uma associação de estudos do sono nos EUA preconiza que é indispensável possuir de 7 a 9 horas de sono para manter o funcionamento do corpo de forma saudável. Imagino que muitas pessoas possuem dificuldade de ter essa quantidade de horas de sono, mas é muito importante tentar colocar em prática!

Para ajudar, decidi mostrar uma fórmula que faço na Farmácia Dalissa para que vocês possam usar! O modo de uso dessa fórmula pode ser esborrifando no ambiente ou no seu travesseiro antes de dormir. É um spray calmante, que na composição possui dois florais: rescue remedy e white chestnut. Um acalma e o outro tranquiliza a mente, o que é super importante para evitar os pensamentos obsessivos na hora que você deita para dormir. Possui também três óleos essenciais: 4 gotas do óleo essencial de laranja, 2 gotas de lavanda e 1 gota de erva-cidreira. Por fim, 30 mL de álcool de cereais, e está pronto. 

Evite também mexer no celular à noite, assistir filmes ou ler livros agitados e manter a luz acesa. Tudo isso vai atrapalhar a qualidade do sono.

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